Bíblia e Política

A Páscoa e a sociedade

A Páscoa, como qualquer outro feriado cristão incorre na mesma discussão de sempre. Se a data está correta ou se foi movida para o mesmo dia de alguma outra comemoração de alguma outra cultura.

Como essa é uma questão recorrente, vamos tratá-la aqui no post do Pacote de Argumentos da Páscoa mesmo.

Sejamos sinceros, a melhor das opções seria que estivéssemos comemorando uma única coisa em um feriado, por uma questão de simplicidade. Mas quando nos deparamos com a Igreja Católica, que possui mais de 10.000 santos e praticamente todos eles possuem um dia para si, existir um dia onde se comemore apenas um fato é virtualmente impossível.

Ok, vamos ao cerne do problema: alguns dos cristãos acham que o fato de uma determinada data onde há uma comemoração cristã ser feriado é um ato da sociedade reconhecer a Glória de Deus e que isso demonstra algum temor pelo Senhor. Já os ateus tentam espezinhar os crentes ao comemorar outra coisa no feriado cristão para dizer que o cristianismo é apenas mais uma das várias religiões no mundo.

Bem, o primeiro ponto é que o fato de estarmos comemorando um feriado cristão não indica temor a Deus, indica apenas que a sociedade considera uma determinada data tão importante a ponto de ser celebrada. Mas é aqui que se encontra o engano dos cristãos, tal importância não precisa ser necessariamente espiritual, pode ser um evento com importância política, histórica, ideológica, religiosa ou até mesmo comercial. Sendo assim, o fato de termos uma festividade cristã, não indica que estejamos mais perto de converter algum não cristão.

Já os não cristãos, majoritariamente os ateus, dizem que estão comemorando outra festividade religiosa e que foi suprimida pelo fato do calendário cristão mover as suas datas a fim de subjugar as religiões de outros lugares. Que é a outra religião que eles estão comemorando. Aqui se encontra outro problema, conforme mencionado anteriormente, em praticamente todos os dias existem uma ou mais datas comemorativas e isso indica que algumas religiões são mais importantes para uma sociedade do que outras.

Como a população claramente é afeita a feriados, essa discussão vem à tona constantemente. Mas feriados simplesmente são datas importantes para a sociedade, em diversas esferas, incluindo a social. O feriado é apenas uma pausa e nada mais.

A Honra e Glória a Jesus devem ser dadas, porém não devemos imaginar que isso é um argumento para nós ou reconhecimento dos não cristãos. O mundo, infelizmente, ainda jaz no maligno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *